Natural e Eficaz

ECHINAMAX

Echinamax

Apresentação: Frasco de vidro com 50 ml.

Composição: Por (10 a 15 gotas) corresponde a 0,4 a 0,6 ml,
corresponde a 0,4 a 0,6 ml, que contêm 398 a 597 mg de extrato de equínácea (cone da or e raízes), etanol, água purificada cada.

Indicado para:

  • Gripes e constipações;
  • Sinusites;
  • Infecções respiratórias;
  • Doenças de pele;
  • Forte imunoestimulante.

Isento de: Lactose, levedura, glúten e açúcar.

Conselhos de utilização: Tomar 10 a 15 gotas com um copo de água, duas a quatro vezes por dia, se preferir pode-se deitar as directamente na boca.

A equinácea é uma das plantas medicinais mais antigas, utilizadas e importantes, esta planta era utilizada em grande variedade de situações, assim como no tratamento de: irritações da pele, febres, dores de garganta, de cabeça e até de dentes, entre outras. Hoje em dia a equinácea é uma das plantas sobre a qual existe um maior número de estudos cientí cos realizados.
Muito resumidamente, esta planta é caracterizada por caules altos, com folhas alongadas e as suas ores são cor de malva ou púrpura, consoante a espécie. O seu nome deriva do grego echînos, que signi ca “ouriço”, devido ao cone central da or. Entre as várias espécies, distinguem-se a equinacea purpurea da equinacea angustifolia e da equinacea palida, devido à sua cor avermelhada. Embora as aplicações terapêuticas das várias espécies sejam as mesmas, a primeira é a mais comum.
A parte da planta mais utilizada medicinalmente é a da raiz e, como a sua composição é muito complexa, podemos distinguir as seguintes substâncias activas: polisacaridos, avonóides, óleos essenciais, alkilamidas, etc.. Desta forma, a equinácea é considerada principalmente como um forte imunoestimulante, podendo contribuir para aumentar os mecanismos de defesa e proporcionar uma maior produção de anticorpos e de glóbulos brancos no sangue. Outra das suas importantes características é a anti- in amatória pelo facto de poder ajudar a impedir a progressão de infecções através da inibição do enzima hialuronidase, produzido por muitas bactérias. Pode ainda favorecer a regeneração do tecido conjuntivo e da cicatrização. In vitro, foram ainda comprovadas as suas propriedades como antibiótico e estão ainda descritos efeitos com alguma semelhança aos da cortisona.
Devido a todas estas características a equinácea, para a qual não há referência a efeitos secundários, tem vindo a ser utilizada nas doenças infecciosas em geral. O efeito da equinácea é, sobretudo, preventivo, pois estimula as defesas do organismo. Assim, esta planta pode ser bené ca em muitas doenças infecciosas como gripes, sinusites, amigdalites, infecções respiratórias, etc., sendo mais popularmente utilizada no tratamento de constipações.

Também tem sido alvo de estudo o contributo da equinácia para o aumento da população glóbulos brancos e das defesas do organismo após tratamentos de radioterapia ou quimioterapia. Em ambos os casos, a sua utilização deve ser sempre considerada como complemento de outros tratamentos.

No que respeita a doenças da pele, a equinácea é uma das plantas a que mais se recorre, devido à sua acção cicatrizante e regeneradora dos tecidos. Por isso, pode ser útil em casos de feridas, queimaduras infectadas e acne.